Suas compras tem Cashback. Cadastre e receba PONTOS EXTRAS!
Impotência sexual: Causas e busca por tratamento
O que é a impotência sexual?
A impotência sexual, também conhecida como disfunção erétil, é a incapacidade persistente de obter ou manter uma ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória. Pode ser um problema emocional ou físico que afeta homens de todas as idades, embora seja mais comum em homens mais velhos.
Como distinguir a disfunção erétil da perda de libido?
A incapacidade de manter uma ereção suficiente para uma relação sexual pode surgir de maneira isolada e ser provocada pelo cansaço, pela preocupação e pelo desinteresse de sua parceria. Neste caso, a falta de ereção é mais uma reação natural do organismo ao estresse ou outro fator momentânea do que algo relacionado exatamente à disfunção erétil, e por isso, é completamente normal, podendo acontecer com todos os homens, inclusive os mais jovens. Uma disfunção erétil tem como característica a incapacidade do homem ter ou manter ereções em pelo menos 75% das tentativas.
O acontece quando ocorre a disfunção erétil?
Um pênis fica ou se mantêm erétil quando há um maior fluxo de sangue no órgão. Quando a circulação sanguínea apresenta algum problema, a disfunção erétil é estabelecida. O pênis possui um grupo de fibras nervosas responsável pelos sinais inibitórios, que dificulta a ereção, e outro grupo dessas fibras é responsável pelos estimulantes, que ajuda a ter ereção. Durante uma relação sexual, mecanismos do cérebro enviam mensagens para as fibras nervosas do pênis, que podem tanto inibir como prolongar o tempo de ereção por meio da circulação sanguínea. A disfunção erétil ocorre quando alguma falha nessa comunicação ocorre, causando os sintomas da condição.
Possíveis causas da disfunção erétil
Uma impotência sexual pode ser causada por doenças, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, obesidades, dislipidemias (níveis altos de gordura no sangue), problemas de próstata, tabagismo, alcoolismo, entre outros. Estudos mostram que a impotência sexual atinge entre 30 a 40% dos homens acima dos 40 anos.
As causas da impotência sexual podem variar e incluir fatores psicológicos, como estresse, ansiedade, depressão e problemas de relacionamento. Fatores físicos também podem desempenhar um papel importante, como doenças crônicas (por exemplo, diabetes, doenças cardíacas, obesidade), lesões nos nervos ou vasos sanguíneos, efeitos colaterais de medicamentos, consumo excessivo de álcool ou tabaco, entre outros.
É importante buscar aconselhamento médico se você estiver enfrentando problemas de impotência sexual, pois um profissional de saúde poderá ajudar a determinar a causa subjacente e recomendar o tratamento apropriado. O tratamento pode variar desde mudanças no estilo de vida, como exercícios físicos regulares, perda de peso e redução do consumo de álcool ou tabaco, até terapias psicológicas ou medicamentos específicos. É fundamental lembrar que a impotência sexual é um problema comum e tratável na maioria dos casos.
A disfunção erétil tem cura? Como tratá-la?
É extremamente importante procurar um especialista da saúde em andrologia (especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais) ou urologia (especialidade médica responsável por estudar e tratar doenças que são relacionadas às vias urinárias de homens e mulheres), para que se possa avaliar a causa da dificuldade de ereção. O especialista fará perguntas em busca de possíveis causas e provavelmente realizará um check-up. Realizados os exames, o especialista fará um diagnóstico e, finalmente, partirá, se for o caso, para um tratamento.
Tratamento psicológico
O tratamento psicológico se inicia considerando os aspectos psicológicos e interpessoais que podem estar contribuindo para a disfunção erétil.
Alguns homens podem apresentar os seguintes sintomas:
- Ansiedade;
- Depressão;
- Má qualidade em seu relacionamento;
- Sua parceria é desinteressada;
- Abstinência sexual prolongada;
- Dificuldades econômicas.
Algumas técnicas de psicoterapia, geralmente, associam o tratamento com medicamentos com o propósito de prevenir a depressão que pode ser desencadeada pela impotência sexual.
Mais do que melhorar o desempenho sexual masculino, a psicoterapia foca no conforto do casal durante a relação e no prazer que um pode proporcionar ao outro. Dependendo do caso, os parceiros podem ser orientados a iniciá-la antes da prescrição de medicamentos.
A psicoterapia só é dispensada quando o médico percebe que a impotência masculina tem cura ainda que forem usados, apenas, medicamentos para tratá-la. Isso quer dizer que a ereção está sendo prejudicada por uma condição exclusivamente física, e não psíquica.
Tratamento medicamentoso
Os remédios associados ao acompanhamento psicológico têm por objetivo devolver ao homem a confiança que ele necessita para voltar a ter relações sexuais sem preocupação e permitir que ele recupere a ereção.
Acesse outras notícias em nosso site. A Toque Sensato se preocupa com seus clientes, buscando sempre trazer informações precisas e curiosidades. Aproveite nossas promoções. A Toque Sensato sempre tem algum produto do seu agrado ou necessidade.