Suas compras tem Cashback. Cadastre e receba PONTOS EXTRAS!
Em busca de respostas sobre a libido
O que é a libido?
A palavra "libido" vem do latim e significa "anseio ou desejo" que é caracterizada como a energia aproveitável para os instintos de vida. Assim, a libido se refere ao desejo sexual de uma pessoa, ou seja, é um aspecto natural e instintivo da sexualidade humana.
Segundo Sigmund Freud, a libido é o impulso vital para a autopreservação da espécie humana, e compreende a libido como a energia sexual no sentido estrito, como o fenômeno do "impulso" do desejo e do prazer. Mas, segundo ele mesmo, a libido não está relacionada somente com a sexualidade, mas também está presente em outras áreas da vida, como nas atividades culturais. Ele chega a equivalê-la ao conceito grego de Eros, que não é exclusivamente o desejo sexual, mas abrange toda a força vital e vontade de viver. É o desejo de criar vida e favorecer a produtividade e a construção.
Variações na libido: Fatores que a influenciam
A libido pode variar muito entre os indivíduos e também pode mudar ao longo do tempo devido a vários fatores, como idade, flutuações hormonais, estado psicológico, dinâmica do relacionamento e saúde geral. A libido é influenciada por fatores biológicos e psicológicos. Hormônios, como a testosterona nos homens e o estrogênio nas mulheres, desempenham um papel importante no desejo sexual. Além disso, fatores psicológicos como estresse, ansiedade, depressão e problemas de relacionamento podem afetar a libido. É importante observar que os níveis de libido podem variar significativamente de pessoa para pessoa, e o que é considerado "normal" também pode variar bastante. Não existe um nível universalmente definido de libido que seja considerado normal ou ideal. É um aspecto altamente pessoal da sexualidade humana.
Como aumentar a libido?
Se você estiver enfrentando preocupações ou alterações em sua libido que estão afetando sua qualidade de vida, é importante consultar um profissional de saúde especialista em saúde sexual, que pode ajudar a identificar possíveis causas subjacentes e discutir possíveis opções de tratamento, se necessário. Esse profissional fará exames e avaliações hormonais, bem como em estudo sobre os fatores fisiológicos e psicológicos do paciente. As terapias sexuais podem ser feitas na forma de terapia sexual cognitiva, comportamental e psicológica, podendo ser feita individualmente ou em casal.
Acesse outras notícias em nosso site. A Toque Sensato se preocupa com seus clientes, buscando sempre trazer informações precisas e curiosidades. Aproveite nossas promoções. A Toque Sensato sempre tem algum produto do seu agrado ou necessidade.